Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

12 de janeiro de 2016

Aula 38 | Ordem das palavras #1


Esse é um dos temas com mais pedidos de aula aqui no blog. Bom, a ordem das palavras dá muita dor de cabeça em quem estuda alemão. Como temos declinações, fica fácil saber qual a função que determinado termo tem na frase independente de onde ele esteja, mas isso não quer dizer que não tem regra. Tem, e muitas! É assunto para uma vida! Mas vamos lá!

Aula revisada por Alex Sousa: Clique aqui para ver as aulas feitas por ele no Youtube.

Começaremos falando sobre os elementos principais e frases mais simples. Como em português, a ordem geralmente é: sujeito + verbo + objeto. Veja o exemplo:

Ich schreibe ein Buch.
sujeito: ich - eu (Posição 1)
verbo: schreibe - escrevo (Posição 2)
objeto: ein Buch - um livro


Até aqui tudo bem e nenhuma novidade.Então vamos continuar.

Apesar de ser mais simples colocar o sujeito na posição 1, esse espaço pode ser ocupado por diversos temos.Quem manda na frase mesmo é o verbo. Ele tem sua cadeira delimitada nas frases e fica na posição 2. Pode virar o mundo de cabeça para baixo que ele continua lá! Essa é a marca registrada do alemão. Veja:

Ich schreibe ein Buch.
Jetzt schreibe ich ein Buch.

Quando colocamos alguma coisa na posição 1 que não é o sujeito, o sujeito deve aparecer logo após o verbo. Mas e se temos dois verbos?

Quando se trata de verbo modal, particípio e qualquer outra situação parecida, o verbo conjugado fica nessa cadeira da posição 2 enquanto o verbo principal vai lá para o final da frase. Vejamos:

Ich will ein Buch schreiben.
Jetzt will ich ein Buch schreiben.

Então o verbo NUNCA vai aparecer fora dessa posição 2? Calma aí! Tem casos que o verbo vai ser a primeira palavra da frase, como no imperativo e frases interrogativas. Mas digamos que, nesse caso, a Posição 1 fica vazia. Olha só:

Willst du ein Buch schreiben?
Schreibst du ein Buch?

Vale lembrar que, apesar de termos regras, uma frase pode ser dita de diferentes formas em alemão. Como disse, esse é um tema complicado e que gera muitas dúvidas. Vamos falando sobre isso aos poucos. :) Até a próxima!

Fonte: 
aprenderalemao.com
alemao.forumdeidiomas.com.br

Foto:
brasil.discovery.uol.com.br

Um comentário:

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter