Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

5 de novembro de 2015

Diferença de trabalho Brasil X Alemanha



A algumas diferenças entre rotina de trabalho no Brasil e Alemanha. Sabemos que cada caso é um caso, e pode ser que se você vier trabalhar na Alemanha, seu contrato de trabalho seja totalmente diferente do que está escrito aqui.

Contrato de trabalho e benefícios

Na Alemanha, o contrato é de 35 ou 40 horas semanais. As férias são 30 dias úteis, e são realmente férias. Você pode tirar férias várias vezes por ano, e também não tem nada de "vender" e receber 1/3 das férias. São férias mesmo.
Não dá pra contatar um alemão pra perguntar alguma coisa durante as férias pois eles se desligam totalmente do trabalho. Isso não é regra, mas eles respeitam quem está de férias, e querem também ser respeitados.
Pode-se observar em 2 momentos do ano que o número de funcionários na empresa diminui: no verão - que eles procuram tirar férias para ir pra praia, e no inverno - que eles tiram férias para esquiar.

O Almoço

A questão do almoço na empresa funciona da seguinte forma: existe um restaurante, que o funcionário paga o almoço, como se fosse um restaurante fora da empresa. Não existe vale refeição. Nessas condições é muito comum os alemães levarem seus próprios lanches de casa e almoçarem em cima da mesa de trabalho. O horário de almoço geralmente são 30 minutos e duas pausas de 15 minutos para o café durante o dia.

Vale transporte

A empresa também não ajuda com o meio de transporte.

Assistência médica

A assistência médica que utilizam é a de direito do cidadão alemão (pública), não sendo benefício no contrato de trabalho.

Pagamento

O pagamento é feito uma vez por mês, não tem adiantamento.

Outra diferença é a questão do sindicato, que pode ser mais forte que no Brasil.

Não existe Carteira assinada, e sim Contrato de Trabalho.

Rotina de trabalho

É muito importante a pontualidade ao comparecer em reuniões ou em compromissos dentro da empresa. Na maioria das vezes respeitam também os horários de entrada e saída.

Vale a regrinha do prometeu, cumpra. E se não souber, diga que não sabe. O mais importante é sempre ser o mais objetivo possível. Cada um é comprometido com seu trabalho e atém-se à sua função, não é comum pessoas executando trabalhos além do que está especificado na descrição de cargo.

Uma outra situação comum é sobre tarefas e prazos. Após a definição de alguma tarefa, trabalho, não existe a pressão do follow up diário. Só será cobrado alguma coisa de você na data estipulada, mas claro que você pode entregar o trabalho / resultado antes da data prevista.

Os relacionamentos na empresa existem, mas não são tão fortes como no Brasil.

É muito comum também pessoas terem mais de um trabalho. Existem os "mini jobs" ou trabalhos "Teilzeit" (uma parte do dia), nestes trabalhos normalmente não se ganha muito.

Para conseguir um trabalho, você precisa de um Ausbildung (formação profissional), por isso é tão importante que você faça o reconhecimento do seu diploma. Existem também trabalhos que não precisam de Ausbildung, mas será um trabalho simples, como entregar jornal, ser caixa de supermercado, essas coisas.

Para encontrar um trabalho, procede-se da mesma maneira que no Brasil: existem agências de emprego, você pode se candidatar e quando aparecer a oportunidade, entram em contato. Jornais, revistas, internet também são ótimas maneiras de encontrar um trabalho.

Fonte: O sonho de morar na Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter