Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

8 de setembro de 2015

Aula 30 | Como usar o caso acusativo


Existem quatro casos na língua alemã: nominativo, acusativo, dativo e o genitivo. O acusativo funciona com o objeto direto de uma frase. O substantivo acusativo está no final receptor da ação. Por exemplo, analise a frase "Eu estou lendo o livro". O livro é o objeto direto e levaria, portanto, caso acusativo. Para a frase "Eu estou bebendo a água", água é o objeto direto e levaria o caso acusativo. Ao usar o acusativo, os artigos definidos e indefinidos e os adjetivos possessivos modificam os substantivos ao levarem a forma acusativa.

Aprenda as formas acusativas dos artigos definidos (o/a/os/as). A forma do masculino singular é "den". A forma do feminino singular é "die". A forma do neutro singular é "das". A forma no plural é "die". Vamos dar uma olhada em alguns exemplos. "Ich kaufe den Spiegel" (Eu estou comprando o espelho). O espelho (um substantivo masculino em alemão) é o objeto direto, a coisa sendo comprada. "Den Spiegel" é a forma acusativa de "Spiegel." "Ich stelle die Frage" (Eu estou fazendo a pergunta). A pergunta (um substantivo feminino em alemão) é um objeto direto, a coisa sendo perguntada.


Aprenda as formas acusativas dos artigos indefinidos (um/uma, nenhum[a]). Ein significa um ou algum. Kein significa não, ou nenhum. Ein e kein seguem as mesmas regras. No caso acusativo, a forma masculina singular é "(k)einen" A forma feminina do singular é "(k)eine." A forma neutra singular é "(k)ein." A forma do plural é "keine". Em alemão, "ein" não existe no plural. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos: "Ich kaufe ein Boot" (Eu estou comprando um barco.) Um barco (um substantivo neutro em alemão) é o objeto direto, a coisa sendo comprada. "Ein Boot" é a forma acusativa de Boot. "Ich habe keine Hunde" (Eu não tenho nenhum cachorro)  Plural.

Em alemão, os adjetivos possessivos mein (meu), dein (seu), sein (dele) e lhre (seu [formal]) seguem os mesmo padrões que ein e kein. Por exemplo, "Ich kaufe meinen Spiegel" (Eu estou comprando meu espelho), "Du stellst deine Frage" (você está fazendo sua pergunta), "Er kauft sein Boot" (Ele está comprando seu parco) e "Sie haben lhre Hunde" (Você [formal] tem seus cães).

Aprenda as formas acusativas dos pronomes interrogativos. Em alemão, a forma acusativa de "quem ou a quem" é "wen". A forma acusativa de "o quê/qual" é "was". Vamos ver alguns exemplos.
"Wen fragt der Lehrer?" (A quem o professor está perguntando?
O professor está perguntando a quem?) O objeto direto é "wen" ou a quem, e leva o acusativo. "Was brauchst du?" (Do que você precisa? Você precisa do quê?) Aqui o objetivo direto é "was" ou o quê, e ele leva o acusativo.

As seguintes preposições alemãs sempre usam o caso acusativo, com nenhuma exceção: durch (através), für (por), gegen (contra), ohne (sem) e um (em volta de ou em [quando se referindo ao tempo]). Por exemplo, "Ich komme durch das Fenster" (Eu venho através da janela). "Er hat nichts gegen den Kellner" (Ele não tem nada contra o garçom). "Ich möchte Kaffee ohne die Milch”(quando usamos "mit ou ohne, não usamos o artigo. Nos exemplos café com leite, pão com manteiga etc ) (Eu gostaria de um café sem leite). "Ich Komme um drei Uhr" (Eu estou vindo às três em ponto)
Dica:  No caso acusativo, só o artigo singular masculino muda. As formas feminina, neutra e plural são idênticas às formas do caso nominativo. Se o substantivo não é masculino singular, você talvez tenha que descobrir o caso ao ler a frase em um contexto. Por exemplo, "das Boot" é o mesmo no nominativo e acusativo, mas se a frase for "Ich kaufe das Boot," você saberá que "das Boot" é acusativo porque é o objetivo direto.

Brot mit Butter, Brot ohne Butter. - não - Brot mit der Butter , Brot ohne die Butter

Aula revisada pela professora Mary Total Deutsch. Agende sua aula presencial ou on-line: Clique aqui.

Fonte:ehow

2 comentários:

  1. Acho que não ficou claro essa parte:

    "Ich möchte Kaffee ohne die Milch”(quando usamos "mit ou ohne, não usamos o artigo. Nos exemplos café com leite, pão com manteiga etc ) (Eu gostaria de um café sem leite).

    Menciona para não usarmos o artigo, mas o exemplo usa (die).

    ResponderExcluir
  2. O exemplo que usou "die", está errado. Tire o artigo.

    ResponderExcluir

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter