Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

22 de setembro de 2015

Aula 32 | Como usar o caso genitivo

A língua alemã tem quatro casos: o nominativo (que trata dos sujeitos e nomes predicados), o acusativo (que trata dos objetos diretos), o dativo (que trata dos objetos indiretos) e o genitivo. O caso genitivo tem duas funções principais: mostrar uma relação de posse entre dois substantivos e acompanhar preposições do genitivo. Aqui está um exemplo em português: "De quem é esse barco? Esse é o barco do marinheiro". Os termos "de quem" e "do marinheiro" são possessivos e têm uma função de genitivo.

Aula revisada pela professora Mary Total Deutsch. Agende sua presencial ou on-line: Clique aqui.


Aprenda as formas do genitivo dos artigos definidos (o, os, a, as). O masculino singular é "des". O feminino singular é "der". O singular neutro é "des". O plural é "der".


Aprenda as formas do genitivo dos artigos indefinidos (ein, kein -- um/uma, nenhum, nenhuma). O masculino singular é "(k)eines." O feminino singular é "k)einer". O singular neutro é "(k)eines". O plural é "keiner." Não existe plural de "ein".


Os adjetivos possessivos "mein" (meu), "dein" (teu), "sein" (dele) e "Ihr" (seu [formal]) seguem o mesmo padrão de "ein" e "kein". O masculino singular é "meines". O feminino singular é "meiner." O singular neutro é "meines." O plural é "meiner".


No caso genitivo, os substantivos masculinos e neutros recebem terminações especiais. Se o substantivo tem apenas uma sílaba ou termina em -s,-ss,-z, tz-ou-zt, acrescenta-se um -es. Exemplos: "das Geld" torna-se "des Geldes", "der Fluss" torna-se "des Flusses" e "der Witz" torna-se "des Witzes".


Para nomes próprios ou substantivos com mais de uma sílaba, acrescenta-se um -s para torná-lo genitivo. Exemplos: "Christines Witz" (piada de Christine), "Käse de Herr Meyer" (queijo de Herr Meyer), "Berlim Flughafen" (aeroporto de Berlim), "des Wagens" (o carro, forma genitiva de "der Wagen").


O caso genitivo demonstra posse ou relação entre dois substantivos. Por exemplo: "Das ist das Buch des Lehrers" (Esse é o livro do professor. Ou, mais literalmente, Esse livro é o do professor.). "Das Buch" leva o caso nominativo, pois é o substantivo predicado. O professor ("des Lehrers") recebe o genitivo, pois indica posse. "Des Lehrers" é a forma genitiva de "der Lehrer".


A forma genitiva de 'quem' ("wer") é 'de quem' ("wessen"). "Wessen Tisch ist das?" (De quem é essa mesa?) Se a sentença responde à pergunta 'de quem?' ("wessen"), então você deve usar o caso genitivo. "Wessen Tisch ist das? Der Tisch des Lehrers. "(De quem é essa mesa? A mesa do professor. Ou mais literalmente: a mesa é do professor).


Substantivos genitivos normalmente seguem (vêm depois) dos substantivos que modificam. No entanto, os nomes próprios vêm antes dos substantivos que modificam. "Wessen Buch ist das?" (De quem é esse livro?) "Das ist das Buch des Vaters." (Esse é o livro do pai. Ou, mais literalmente, esse livro é o livro do pai.) Mas "Das ist Helmuts Buch" (Esse é o livro de Helmut).


As seguintes preposições levam o caso genitivo: (um) "statt" (em vez de), "trotz" (apesar de), "während" (durante) e "wegen" (por causa de). "Anstatt des Buchs Nehme ich den Fernseher" (Em vez de ler um livro, eu estou assistindo televisão). "Trotz des Wetters gehe ich ins Kino" (Apesar do tempo, vou ao cinema). "Während des Sommers gehe ich nach Flórida" (Durante os verões, eu vou para a Flórida)". "Wegen des Wetters gehe ich nicht ins Kino". (Por causa do tempo, eu não vou ao cinema.)Aula revisada pela professora Mary Total Deutsch. Agende sua aula presencial ou on-line: Clique aqui.

Fonte:ehow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter