Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

15 de setembro de 2015

Aula 31 | Como usar o caso dativo


A língua alemã possui quatro casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. Os casos marcam a função de um substantivo em uma oração.

O nominativo é usado para o sujeito e o predicado nominal.
O acusativo é usado para objetos diretos.
O genitivo é usado para indicar posse e relações próximas entre dois substantivos.
O caso dativo funciona principalmente como o objeto de uma oração. Por exemplo, considere a oração "Você está comprando um livro para mim". "Para mim" tem uma função dativa como objeto indireto.

Encontre o objeto indireto da oração. Por exemplo, "eu estou dando o livro para você". "Eu" tem função nominativa como sujeito. "O livro" recebe o caso acusativo por ser um objeto direto (recipiente da ação). "Para você" tem função dativa como objeto indireto.

Os artigos definido (o, a), indefinido (um, uma) e possessivo (meu, seu) também assumem formas dativas para modificar os substantivos. Se o substantivo responder a pergunta "a quem", "por quem" ou "para que", é bem provável que seja dativo.

Aprenda as formas dativas dos artigos definidos:

Em alemão, a forma singular é "dem".
A feminina é "der". A neutra é "dem".
A plural é "den".

Por exemplo, "“Ich gebe dem Lehrer das Buch" (Eu estou dando o livro para o professor). Eu (ich) é o sujeito nominativo. O livro, ou "das Buch", é acusativo por receber diretamente a ação. O professor, ou "dem Lehrer", é dativo e indica o objeto indireto por responder "para quem". Dou o livro para quem? Dou para o professor.

Aprenda as formas dativas dos artigos indefinidos:

Em alemão, "ein" (um) e "kein" (nenhum) seguem o mesmo padrão dos artigos definidos. O masculino singular é "(k)einem". O femenino singular é "(k)einer". O neutro singular é "(k)einem". O plural é "keinen". Não há plural para "ein". Por exemplo, "Ich empfehle keinen Männern die Kartoffeln" (Não recomendo as batatas para nenhum homem). "Keinen Männern" é dativo por responder à pergunta "para quem".

Em alemão, as formas dativas dos adjetivos possessivos "mein" (meu), dein (seu), sein (dele) e Ihre (seu [formal]) seguem o mesmo padrão que os artigos definidos e indefinidos. Por exemplo, “Ich kaufe meinem Vater ein Geschenk” (Eu estou comprando um presente para meu pai). "O presente" é acusativo por ser objeto direto. "Meu pai" é dativo por ser objeto indireto devido a responder a pergunta "para quem". Estou comprando o presente para quem? Para meu pai.

Algumas preposições alemãs sempre recebem o caso dativo: aus (fora de, de um ponto geográfico de origem), ausser (além de, exceto por), bei (em, próximo, por, na casa de), mit (com, junto com), nach (depois, para um ponto geográfico), seit (por um período de tempo, desde), von (de, por), zu (em direção a, em, por uma razão), gegenüber (através de).

Pratique o uso das preposições dativas. 

“Er kommt aus dem Kaufhaus” (Ele está vindo da loja). "Dem kaufhaus" é a forma dativa de "Kaufhaus" (loja).

“Ausser dem Käse will ich nichts.” (Exceto o queijo, não vou querer nada.) "Dem Käse" é a forma dativa de "Käse".

“Ich wohne beim Kaufhaus.” (Moro perto da loja.) "Dem Kaufhaus" é a forma dativa de "Kaufhaus". "Beim" é uma contração de “bei dem”.

“Er kommt mit seinem Hund.” (Ele está vindo com o seu cachorro.) "Seinem Hund" é a forma dativa de "seu cachorro".

“Was machst du nach dem Abendessen?” (O que você vai fazer depois do jantar?) "Dem Abendessen" é a forma dativa de "Abendessen".

“Er wohnt seit zwei Monaten in Berlin.” (Ele está morando em Berlim há dois meses). "Zwei Monaten" é a forma dativa de "dois meses".

“Das Bild von der Mutter ist rot.” (O quadro da mão é vermelho). "Der Mutter" é a forma dativa de "Mutter".

“Ich gehe zum Supermarkt” (Estou indo ao supermercado). "Zum Supermarkt" é a forma dativa de "ao supermercado". "Zum" é uma contração de "zu" e "dem".

Aula revisada pela professora Mary Total Deutsch. Agende sua presencial ou on-line: Clique aqui.

Fonte: Ehow
Foto: Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter