Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

9 de abril de 2015

Como realizar um casamento alemão



Os casamentos são eventos únicos, pois eles não apenas refletem uma tradição de longa data, mas também seu senso de divertimento; e você encontra ambos em um casamento alemão. Enquanto a noiva pode carregar sal ao invés de flores e a celebração pode durar três dias ao invés de três horas, os casamentos tradicionais alemães não são tão diferentes daqueles na América.

Tradições

As tradições relativas à união na Alemanha são muitas e variam pela região.

O mês preferido para casamentos, assim como no Brasil é o de maio.
Vocês verão abaixo que as tradições na Alemanha se assemelham muito às brasileiras:

Aliança

Durante o período de noivado, os noivos usam o anel em suas mãos esquerda. Após o casamento, o anel passa para a mão direita. Geralmente os anéis são de ouro sem detalhes.

Vestido de noiva

Na Alemanha a noiva usa o tradicional “branco”. Frequentemente no lugar dos véus, utilizam coroas de flores e com fitas. Outros acessórios incluídos podem ser uma tiara e luvas. Outro costume é da noiva vestir-se em seu quarto ou no quarto dos pais, e deve ser conduzida até a igreja pelo seu pai.

O casamento
Antes do casamento na igreja, a noiva e o noivo se casam no Standesamt (como o cartório no Brasil). Uma testemunha é necessária para a noiva e igualmente para o noivo.

O casamento na igreja
Não é considerado legalizado ter somente uma cerimônia na igreja, o casal obrigatoriamente deverá ser casado primeiramente no Standesbeamte. Ao contrário dos outros países, não é habitual haver damas de honra ou "meninas de flor".

Sapatos do casamento

Uma outra tradição é que a noiva colete moedas de um centavo por anos para pagar por seus sapatos do casamento, para começar a união com o pé direito. A mãe da noiva coloca um pouco de sal no sapato direito da sua filha.

Dança do casamento

A primeira dança é dançada pela noiva e pelo noivo e é tradicionalmente uma valsa. A dança seguinte é somente para a noiva com seu pai e o noivo com sua mãe, enquanto a mãe da noiva dançará com o pai do noivo.

Antes do casamento


  • Esqueça a ideia de gastar milhares em um anel de diamantes. Uma noiva alemã utilizará um anel simples de ouro em sua mão esquerda. Após o casamento, a noiva e o noivo usarão seus anéis em suas mãos direitas.


  • Envolva a família e os amigos nos costumes alemães de se criar um jornal de casamento. Inclua fotos, momentos pessoais e anedotas sobre o casal de noivos. Na Alemanha, este jornal é tradicionalmente vendido na recepção do casamento para ajudar a pagar a lua de mel. Ele poderia simplesmente ser dado como um presente para a noiva e o noivo.


  • Informe aos convidados se você decidir em seguir o casamento alemão tradicional de três dias. O primeiro evento será uma cerimonia civil em que apenas a família e amigos próximos comparecem. Após a cerimonia, todos saem para o jantar.


  • Junte os amigos e os membros da família na noite seguinte, para uma "Polterabend", ou uma festa de véspera de casamento. É aqui que todos quebram porcelanas velhas em frente a noiva e o noivo para concedê-los boa sorte. O casal varre as peças como um símbolo de que nada será quebrado em seu lar novamente. Uma festa informal segue essa celebração.

No casamento


  • Junte amigos e família novamente para uma cerimonia religiosa tradicional. Esta segunda cerimonia é necessária, pois é ilegal na Alemanha se realizar apenas um casamento de igreja.


  • Disponibilize sal para a noiva carregar durante a cerimonia como um preditor de uma boas colheitas. O noivo deve carregar grãos que simbolizam riqueza e boa sorte.


  • Adicione humor alemão às festividades sempre que apropriado. Durante os votos, enquanto o casal está ajoelhado, o noivo pode ajoelhar-se no vestido da noiva para mostrar quem estará no controle do relacionamento. Quando os dois levantarem, a noiva pode pisar no pé do noivo para mostrar sua discordância.


  • Decore as portas de saída com grinaldas de flores, folhagens e fitas. Após a cerimonia, o noivo deve fugir com a noiva para fora do recinto, prometendo dinheiro ou uma festa para todos.

Após o casamento


  • Prepare as câmeras. Assim que o casal sair, eles lançarão moedas para crianças no grupo e então é hora para cortar a tora. Ajeite uma tora em um cavalete e disponibilize uma serra para o casal. A noiva e o noivo devem cortar a tora pela metade, simbolizando a primeira difícil tarefa de suas vidas completada em conjunto.


  • Una amigos e família de novo para a recepção do casamento após o serviço religioso. Aproveite as comidas tradicionais da Alemanha, como um kuchen de casamento. Na Alemanha, é de costume para o padrinho roubar a noiva da recepção e levá-la a um pub local onde eles possam brindar champanhe até que o noivo os encontre. É claro que o noivo paga a conta.


  • Participe dos brindes e danças da recepção tradicional. A noiva e o noivo bebem de um Brautbecher (copo da noiva) juntos, simbolizando sua união como um só. Os recém-casados terão, então, a primeira dança que é tradicionalmente uma valsa.


  • Disponibilize arroz aos convidados para jogar enquanto o casal parte da recepção. De acordo com a tradição alemã, a quantidade de arroz que fica no cabelo da noiva é o número de crianças que os dois terão. Continue a tradição pela noiva dando uma fita branca ao motorista de cada veículo para amarrar à antena do rádio. Os carros se alinharão em uma procissão que percorrerá a cidade celebrando o dia feliz.

Como fazer um tradicional bolo de casamento alemão

(Bolo de Rum)

Se você é descendente de alemães ou terá um casamento com tema alemão, faça um bolo de casamento tradicional dessa país. Ele tem camadas com anéis dourados por dentro, que são visíveis quando ele é cortado. Esta versão tem uma calda de rum. Leia para aprender como fazê-la.

Instruções

  • Compre os ingredientes necessários para o bolo de casamento alemão. Você vai precisar de 10 gemas de ovos, 10 claras de ovos, 3/4 de xícara de manteiga, 1 xícara de açúcar, 10 g de raspas de limão, 5 ml de extrato de baunilha, 1 xícara de farinha, 1/2 xícara de amido de milho, 1 pitada de sal, 4 xícaras de açúcar de confeiteiro, 60 ml de leite e 10 ml de extrato de rum.
  • Usando a batedeira, bata as gemas em uma tigela pequena até engrossar. Esse processo pode levar de oito a dez minutos.
  • Em uma tigela maior, bata a manteiga e adicione lentamente 3/4 de xícara de açúcar. Adicione a baunilha, as raspas de limão e as gemas batidas. Acrescente os demais ingredientes e asse.
Essa receita é para um bolo relativamente pequeno (16 porções). Para um casamento maior, multiplique-a e faça vários bolos.


Fonte:ehow

2 comentários:

  1. Muito interessante os pontos abordados! Bom, mas tem alguns pontos diferentes no meu caso:
    1. Não é obrigatoriamente necessário ter testemunha no Standesamt. Se o casal não quiser, nem precisa ter nenhuma. Eu não tive. Meu marido teve. A testemunha tem que falar alemão e, de preferência, ser alemã.
    2. Usamos na mão esquerda a aliança, assim como na Alemanha nas regiões perto da França (Ex.: Saarland) e tbm na Suíça.
    3. Proibi jogar arroz ao sair do Standesamt. O pessoal soprou bolhas de sabão. E de acordo com o que sei, se jogar arroz, tem que levar vassoura e varrer depois. Kkkkkk
    4. Acho que no final meu casamento não ficou nada tradicional que nem nesse texto, mas ngm me falou nada sobre o como deveria ser tradicional, com bolo de rum, Brautbecher, sal, jornal, colete moedas, etc. Kkkk Já fui em casamento alemão tbm e não tinha toas essas coisas tradicionais. Bom, acho que a nova geração não faz mais tantas coisas dessa lista. :) Mas é bom pra saber como era feito. Ah! Os alemães costumam não gostar de gastar dinheiro pagando filmagem profissional, mas achei super importante. Aqui estão os vídeos do meu casamento. Bjao https://www.youtube.com/playlist?list=PL_k4uoNZ_S420yIHppGYL3YBdLs2_pXuM

    ResponderExcluir
  2. Lembrei, Brautbecher teve sim! :)
    Ah, na hora de cortar o bolo tem o lance de quem põe a mão por cima, mas no Brasil acho que tbm tem isso. Bjao

    ResponderExcluir

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter