Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

28 de abril de 2015

Aula 28 | Verbos reflexivos

Aula revisada pelas professoras: Mary Total Deutsch (agende sua aula presencial ou on-line: clique aqui) e Elke (Agende sua aula presencial ou on-line pelo e-mail elkedlb@gmail.com)

Um verbo é reflexivo quando a pessoa que pratica e a que recebe a ação é a mesma. Como: Lembrar-se, alimentar-se e esquecer-se são exemplos de verbos que se comportam dessa forma.

Exemplo:
Ich setze mich (Eu me sento)
Ich lege mich ( Eu me deito)

No alemão, os verbos reflexivos se comportam de forma muito parecida com o português. Na gramática, o verbo se apresenta no infinitivo acompanhado do pronome reflexivo da terceira pessoa do singular sich (se):

Exemplos:
sich interessieren (se interessar)
sich informieren (se informar)

Contudo, o pronome concorda com a pessoa a que se refere. Veja a tabela:


AKK
DAT
ich
mich
mir
du
dich
dir
er, sie, es
sich
wir
uns
ihr
euch
sie. Sie
sich

O pronome reflexivo vem sempre após o verbo.

Exemplo:
sich setzen (se sentar)
Er setzt sich auf den Stuhl. (Ele senta-se na cadeira.)

No Português falamos "ele se senta" ou "ele senta-se". No Alemão, sempre usamos a segunda forma. Nunca na primeira.

Se a frase é interrogativa, o verbo vai para o começo, ficando assim:
Setzt er sich auf den Stuhl? (Ele se senta na cadeira?)

Na negativa declarativa fica assim:
Er setzt sich nicht auf den Stuhl. (Ele não se senta na cadeira.)

Os bons dicionários mostram o caso do verbo.
Exemplo: sich (dat) etwas kaufen (Comprar algo para si ou outra pessoa).
Er kauft sich einen neuen Pullover. (Ele se compra um pulover novo.)
Ich kaufe dir eine neue Tasche. (Eu te compro uma bolsa nova.)

Eles também mostram quando é necessário usar preposições.

Exemplo:
denken an (pensar em)
Alle denken an sich, nur ich denke an mich. (Todos pensam em si, somente eu penso em mim.)

Atenção:
Nem todos os verbos que são reflexivos em Português, são também em Alemão. Porém a sua grande maioria. As excessões devem ser aprendidas com o decorrer do tempo.

Exemplos:
Eu me levanto as 7 horas da manhã.
Ich stehe um 7 Uhr auf.

Eu me caso com o Manuel Neuer.
Ich heirate Manuel Neuer.

Nesse caso, o verbo em Português é reflexivo e ainda usa preposição “com”. No Alemão, não se usa. Fala-se direto: Eu caso Manuel Neuer.

Abaixo uma lista com verbos reflexivos:

Ich kämme mich. (Eu me penteio)
Ich wasche mich. (Eu me lavo)
Ich ziehe mich an. (Eu me visto “por a roupa”)
Ich ziehe mich aus. (Eu me dispo “tirar a roupa”)
Ich ernähre mich. (Eu me alimento)
Ich pflege mich. ( Eu me cuido)
Ich informiere mich. (Eu me informo.)
Ich wundere mich. (Eu me admiro)
Ich ärgere mich. (Eu me irrito)
Ich beschwere mich. (Eu me queixo)
Ich entschuldige mich. (Eu me desculpo)
Ich beeile mich. (Eu me apresso)
Ich verabschiede mich. (Eu me despeço)
Ich fühle mich nicht wohl. (Eu não me sinto bem)
Ich lege mich auf das Bett. ( Eu me deito na cama.)

Fonte: Dicas de alemão e Pequeno
Celso R. S. Melo. Pequeno curso de alemão para estudantes brasileiros.
Com revisão e reedição de Totaldeutsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter