Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

17 de fevereiro de 2015

Aula 25 | Probleminhas de matemática

Aula revisada pela professora Mary Total Deutsch. Agende sua aula presencial ou on-line: clique aqui.

Hallo Leute! A aula de hoje é sobre probleminhas envolvendo as quatro operações básicas na matemática em alemão. São elas: Adição (+), subtração (-), multiplicação (x / . ) e divisão (:). Essa pode ser uma boa opção para você treinar o idioma (e matemática ao mesmo tempo).

Adição (Addieren)


Para fazer adição em Alemão, basta saber os números e aprender as seguintes palavras necessárias:
Mais: Plus (plús)
Igual: Gleich (glai-xi)

Vamos aos probleminhas:

Gestern habe ich drei Äpfel gegessen. Heute habe ich noch fünf Äpfel gegessen. Wie viele Äpfel habe ich insgesamt gegessen? (Ontem eu comi três maçãs. Hoje eu comi mais cinco maçãs. Quantas maçãs eu comi ao todo?)

3 + 5 = 8
Drei plus fünf gleich acht (drrai; plús; fiun-fi; glai-xi; a-rr-ti)

Aqui é o seguinte: você vai montar a conta como qualquer outra usando os números que você já aprendeu (se não sabe, veja aqui).

Subtração (Subtrahieren)


Nessa, só há uma palavra a aprender, pois a outra você já conhece:
Menos: Minus (mi-nús)

Ich bin zu einem Geschäft gegangen und habe mir ein Handy gekauft. Das Handy kostet R$800.00, und Ich hatte R$1000,00. Wie viel Geld habe ich jetzt? (Eu fui a uma loja e comprei um celular. O celular custa R$ 800.00, e eu tinha R$ 1000.00. Quanto dinheiro eu tenho agora?)

1000 – 800 = 200
Eintausend minus achthundert gleich zweihundert (ain-tau-zen-di ; mi-nús ; a-rr-ti-run-dah-ti glai-xi ; tsvay-run-dah-ti)

Gut, aqui não é tão diferente da adição. Os números são grandes, porém, não são difíceis de serem entendidos.

Multiplicação (Multiplizieren)


Para essa operação, vamos precisar de uma nova palavra:
Vezes: Mal (mall)

Ich habe ein quadrat Boden, dass es ist 5 Meter. Wie viele Quadratmeter diese Boden hat? (eu tenho um piso quadrado que mede 5 metros. Quantos metros quadrados têm esse piso?)



5 x 5 = 25
Fünf mal fünf gleich fünfundzwanzig (fiun-fi ; un-di ; fiun-fi ; glai-xi ; fiun-fi-un-di-tsvã-zi-xi)

Caso você não entenda o que aconteceu no problema, essa foi a questão do metro quadrado que se mede o lado vezes o comprimento do terreno. Sendo o nosso piso quadrado, ele tem todos os lados iguais. Temos a medida 5 m, ou seja, os quatros lados dele são 5 m. Fazendo base vezes altura (que é a formula de achar a área), obtemos o número 25.

Divisão (Dividieren)


Na divisão, a palavra que nós usamos no português é "dividido”. Em alemão, temos duas juntas:
Dividido: Geteilt durch (guê-taill-ti ; dur-xi)

Ich habe 1375 Orangen, und Ich möchte sie in 5 Beutel aufgeteilt. wie viele Orangen Tasche zu bleiben? (eu tenho 1375 laranjas, e quero dividi-las em 5 sacos. Quantas laranjas ficarão em cada saco?)

1375 : 5 = 275
Eintausenddreihundertfünfundsiebzig geteilt durch fünf gleich zweihundertfünfundsiebzig

Não há como negar, os números são grandes e confusos, mas com o tempo você os domina. Isso é questão de treinamento... Aqui está um exemplo de exercício que eu elaborei para eu mesmo treinar a multiplicação. 

2 x 1 = 2 (zwei mal eins gleich zwei)
2 x 2 = 4 (zwei mal zwei gleich vier)
2 x 3 = 6 (zwei mal drei gleich sechts)
2 x 4 = 8 (zwei mal vier gleich acht)
2 x 5 = 10 (zwei mal fünf gleich zehn)

Sim, você está certo, tabuada rígida! Eu fiz a tabuada do 2 ao 5 com a conta e, entre parêntese, escrevi como se lê em alemão. Exemplo, caso você não tenha entendido:

Ainda tem dúvidas? Eu posso te ajudar. Deixe um comentário que entro em contato por e-mail.
Dankeschön und viel Erfolg!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter