Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

3 de fevereiro de 2015

Aula 23 | Verbos: passado, presente, futuro


A aula de hoje é uma introdução aos tempos verbais do alemão. Em aulas anteriores, falamos sobre o presente (e você pode rever aqui). Agora, vamos abordar resumidamente como é cada caso para depois aprofundar em outras aulas. Vamos lá?

Em alemão, a estrutura temporal dos verbos é bem diferente da nossa, no português. Pensar dentro dessa estrutura é algo que conseguimos fazer depois de muita prática.

Sdds gerúndio?


Pra começar, estarei matando a graça de quem gosta de estar falando assim: Pessoal, no alemão não existe uma forma correspondente ao nosso gerúndio. É uma situação boa e ruim ao mesmo tempo. Boa porque o gerúndio usado demasiadamente fica cansativo. Ruim porque faz falta em algumas situações. Pode chorar, lamentar, reclamar: não tem gerúndio e pronto! Contente-se com o presente.

Agora vamos falar dos tempos verbais:

Präsens (Presente)


É aquele usado para o momento atual da fala. Foi o que estudamos detalhadamente nessa aula. Para quem está com preguiça ou sem tempo para rever, eu resumo: nesse caso, o verbo vem conjugado logo após o sujeito, se for uma frase afirmativa como a do exemplo.
Ich schreibe. (Eu escrevo).

Futur (Futuro)


Existem duas formas de dizer algo que ainda vai acontecer. São elas:

Futuro I – Futur I: Indica um futuro indeterminado: eu vou fazer alguma coisa, só não sei quando.
Ich werde schreiben. (Eu escreverei)

Futuro II – Futur II: Indica algo que tem um tempo determinado para acontecer.
Ich werde morgen geschrieben haben. (Eu vou ter escrito amanhã)

Porém, a forma futuro não é muito usada em alemão. Geralmente o futuro aparece na escrita, para designar futuro distante. Normalmente, usa-se o presente para designar futuro próximo. Por exemplo, Ich esse morgen Fisch: (Amanhã eu como peixe).

Präteritum (Passado)


Para indicar algo que aconteceu, existem três formas em alemão. Vejamos:

Perfeito – Perfekt: Para falar sobre algo que já foi executado. Essa é a forma de passado mais usada. Sempre com um verbo auxiliar (haben ou sein) na segunda posição da frase e um particípio na última posição da frase.
Ich habe geschrieben. (Eu escrevi).

Pretérito – Präteritum: Também determina algo que já foi executado. A diferença está na construção da frase, que usa um verbo conjugado no passado. Não tem ajuda dos verbos auxiliares nessa situação. Ah, esse é o tempo mais usado na escrita.
Ich schrieb. (Eu escrevi).

Mais-que-perfeito – Plusquamperfekt: É usado para falar de algo que ocorreu no passado do passado, ou seja, antes de outro fato.
Ich hatte ihm geschrieben. (Eu lhe escrevera).

Fonte: Juliana Rabelo - Aprenda Idiomas Sem Complicação: Alemão
Foto: Freepix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter