Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

4 de dezembro de 2014

Moradia

Há muita disponibilidade de apartamentos para estudantes em Berlim. No geral são apartamentos pequenos, mas suficientes para duas pessoas. Os apartamentos, em sua maioria, já são mobiliados, inclusive com máquina de lavar roupas. Há os que possuem máquinas de lavar roupas comunitárias, em um espaço social do prédio.

Dois sites para pesquisas

Observações

Kaltmiete = aluguel sem o aquecimento.
Heizkosten / Heizung = aquecimento
Nebenkosten = custos extras como energia, água, internet (nem sempre oferecem, leia a descrição com bastante atenção)

Dessa forma, o aluguel real será a soma de todos esses valores e outros mais que o dono informar no anúncio (incluindo um valor de caução –> 1 ou 2x o valor do aluguel).

Lembrando que o negócio deve ser fechado lá em Berlim mesmo, até para se ter uma noção de como é o apartamento de verdade, analisando-o pessoalmente.

Importante: dê preferência para os anúncios “Miete ohne Provision” (aluguel sem comissão). Evita-se, dessa forma, o pagamento dessas comissões a uma imobiliária. tem apartamento que tem um custo de 600 Euros só de comissão!

Procurar casa na Alemanha


IMMOBILIEN SCOUT 24: o maior motor de busca de apartamentos na Alemanha. Como em todos os sites: Esteja atento às fraudes!

STUDENTEN-WG: para apartamentos, mas também quartos, ou estadias temporárias em casas mobiladas. Como em todos os sites: Esteja atento às fraudes!

STUDENTEN-WOHNUNG: para apartamentos, mas também quartos, ou estadias temporárias em casas mobiladas. Como em todos os sites: Esteja atento às fraudes!

EXBERLINER FLATRENTALS: um site onde tudo ou quase tudo está em inglês. Como em todos os sites: Esteja atento às fraudes!

WG GESUCHT: um site exclusivamente para procura de quartos em casas partilhadas com mais pessoas. Como em todos os sites: Esteja atento às fraudes!

Redes Sociais


Confraria Tuga de Berlim: grupo de portugueses residentes em Berlim

Clube das Trocas-Berlim: grupo para trocar coisas, por vezes com indicação de apartamentos

Brasileiros em Berlin: comunidade brasileira, grupo muito útil com muita informação e pessoas muito prestáveis, tem um post fixo só para procura e oferta de apartamentos

Wohnung frei in Berlin: página em alemão com oferta de casas sem Provision (=sem obrigatoriedade de pagamento à agência imobiliária)

Wohnung, WG, Wohnungsaustausch und Wohnen in Berlin: página em alemão sobre procura de casas e quartos em Berlim

WG Zimmer Wohnung in Berlin: página em alemão sobre procura de casas e quartos em Berlim

Alojamento temporário


AIRBNB: alojamento temporário em casas privadas (bom para ter um local onde ficar, enquanto não encontra outra coisa)
9FLATS: tal como o airbnb, site de alojamento temporário em casas privadas (bom para ter um local onde ficar, enquanto não enccontra outra coisa)

E também:

Importante


Nunca pague nem transfira nada sem primeiro ter visto pessoalmente a casa (nada de chaves enviadas pelo correio!) e assinado um contrato! Esteja atento às FRAUDES!

O que é uma WG?: Um sistema muito utilizado por estudantes é a WG – “Wohnungsgemeinschaft” ou casa partilhada com outras pessoas, em que cada um tem um quarto e todos dividem a cozinha e a casa de banho. É possível conseguir quartos por 250 euros/mês, mas tanto quartos como casas completas são muito procuradas, e regra geral é preciso visitar várias antes de conseguir finalmente um contrato.

Para fazer o contrato é necessário assinar juntamente com o dono da casa um protocolo de entrega da casa (Übergabeprotokoll), onde fica escrito e assente as condições exactas da casa no momento em que lhe foi entregue (número de chaves que lhe foram entregues, pequenas falhas da casa, etc). Tome atenção que este protocolo contenha de facto todos os prós e os contras da situação da casa e faça questão de anotar lá todas as eventuais falhas que a casa apresente (portas empenadas, caixilhos de janelas partidos, alcatifas manchadas, eventualmente as paredes não estarem pintadas de fresco, etc.). Quando sair dessa casa, vai ter de a entregar exatamente nas mesmas condições em que a encontrou!

É normal na Alemanha receber a casa renovada e com as paredes pintadas de fresco. Da mesma maneira, quando sair da casa terá de a pintar de fresco, para o próximo inquilino que vier a seguir.

Kaltmiete e Warmmiete


A renda da casa é apresentada de duas maneiras: a “Kaltmiete” é o preço correspondente apenas ao espaço; a “Warmmiete” é o preço real da casa, com os custos da água, aquecimento e manutenção (por exemplo, a recolha do lixo ou a limpeza das escadas) já incluídos. Por isso não se esqueça de ver sempre qual é a Warmmiete que lhe pedem – é esse o valor que vai ter de pagar mensalmente.

A eletricidade e internet costumam ser pagas separadamente, ou seja que esses custos acrescem à Warmmiete.

Insistir, insistir, insistir


Em comparação com o resto da Alemanha, em Berlim as casas são relativamente baratas. Os preços variam muito consoante as zonas: Charlottenburg, Prenzlauer Berg e Mitte costumam ser bem mais caras do que Neukölln, Wedding, Friedrichshain e Kreuzberg. Não desanime se for ver a casa dos seus sonhos e lhe telefonarem depois dizendo que afinal vão alugá-la a outra pessoa; é uma situação normal em Berlim e significa apenas que tem de continuar a procurar.

Fonte: Berlinda.org
Foto: das verrückte haus by fRandi-Shooters, on Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter