Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

22 de janeiro de 2015

Andar de bicicleta na Alemanha, quais são as regras?

Um dos principais meios de transporte é a bicicleta! Faça chuva, sol, neve, gelo, frio, o povo está andando de bicicleta para cima e para baixo. Tem muita gente que não tem carro e utiliza apenas a bicicleta como meio de transporte, além do transporte público. Dependendo do lugar, você pode acabar chegando bem mais rápido de bicicleta, além de não ter trabalho para achar estacionamento. Existem várias ciclovias espalhadas pela cidade e também é permitido andar de bicicleta na rua, junto dos carros, sem que isso signifique um risco para o ciclista. Porém, há algumas regras que devem ser levadas em consideração na hora de comprar e utilizar a sua bicicleta na Alemanha. Tem muita gente que acaba sendo parada pela polícia e tendo que pagar multa, por falta de luz ou buzina na bicicleta, por exemplo. Mas é para isso que este post está aqui! Vamos às dicas:

1. Onde eu devo andar de bicicleta? Ciclovia ou asfalto?

Via de regra na rua/asfalto, junto dos carros de passeio, pois a bicicleta é considerada um veículo (§ 2 StVO). Porém, quando houver ciclovia, o ciclista é obrigado a utilizá-la e não deverá utilizar a rua.
1
Placa de trânsito informando a existência de uma ciclovia.
2
Placa de trânsito informando que ciclistas e pedestres devem dividir a ciclovia.
3
Quando você vir este símbolo em uma calçada sem ciclovia, isso significa que você pode escolher entre andar de bicicleta na calçada (respeitando os pedestres, é claro) ou na rua.
 
2. De que lado da rua devo trafegar?

Os ciclistas devem trafegar à direita, na beira da estrada e na mesma direção dos carros. Essa mesma regra vale para as ciclovias!

3. Quem não pertence à ciclovia?

PEDESTRES, patinadores, motos e carros. Não é difícil reconhecer a parte da ciclovia na calçada. Ela costuma ser demarcada por uma faixa vermelha contínua. Há espaço suficiente para andar na calçada, sem ter que andar na ciclovia. Por favor respeitem! Não tem nada mais chato do que pedestre atrapalhando no meio da ciclovia! Os alemães não tem a menor paciência para esse descuido.

4. Tenho filhos e tenho medo de deixá-los andar de bicicleta no meio da rua, como funcionam as regras nesse caso?

Até completar 8 anos de idade, a criança é obrigada a andar na calçada e não na rua ou na ciclovia. Crianças entre 8 e 10 anos de idade ainda estão autorizadas a utilizar a calçada, mas também poderão utilizar a ciclovia. Lembrando que na quarta série, as crianças alemãs fazem uma prova para aprenderem a andar de bicicleta nas ruas. A questão só fica um pouco controversa, quanto ao direito dos pais de andarem junto aos seus filhos, na calçada. Os tribunais são contra e afirmam que os pais devem andar na rua ou ciclovia e os filhos menores de 8 anos na calçada, junto dos pedestres. A realidade, porém, é um pouco diferente. É difícil uma criança pequena andando de bicicleta sozinha na calçada, enquanto os pais estão andando na rua. Isso seria colocar em risco a vida das crianças e até dos pedestres, mas o tribunal pensa diferente.

5. Regras de trânsito

- Muitas das regras de trânsito também valem para as bicicletas. Se você está andando na rua e o sinal está fechado, você tem que parar, assim como os carros. Furar o sinal é motivo para multa!

- Quem está andando de bicicleta e quer virar à esquerda ou à direita, deve sinalizar tal ação com antecedência, por exemplo, utilizando as mãos. Além disso, antes de se posicionar e antes de virar, a pessoas deve olhar para trás para certificar-se de que o carro ou a outra bicicleta vindo atrás dela, entenderam a sua mensagem.

- Faixa de pedestres: se você desce da sua bicicleta e começa a empurrá-la pela faixa de pedestres, você tem o mesmo direito de um pedestre e os carros deverão parar antes da faixa e esperar que você a atravesse, para somente depois, continuarem o seu trajeto. Se você não descer da bicicleta, você continua tendo o direito de trafegar sobre a faixa de pedestres, porém, deixando que carros trafeguem antes de você, ou seja, você perde a preferência.

6. Gosto de andar de bicicleta ao lado da minha amiga, pois vamos conversando pelo caminho. Posso fazer isso?

Não é um boa, mas se vocês não atrapalharem o trânsito, a conduta não é proibida. Se começarem a atrapalhar o trânsito, vocês tem obrigação de andarem uma atrás da outra.

7. Bicicleta e álcool

Andar de bicicleta com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,3/ml, já é considerado ilegal e você será processado em caso de acidente.

8. Bicicleta e celular

Falar ao celular enquanto anda de bicicleta, pode gerar multa no valor de 25 Euros.

9. Equipamento para sua bicicleta


O regulamento StVZO (traßenverkehrszulassungsordnung) informa os equipamentos necessários para a sua bicicleta. São eles: buzina/campainha, 2 freios independentes, 2 pedais antiderrapantes equipados com refletores amarelos, um farol branco na frente e uma luz vermelha na parte de atrás da bicicleta, refletores amarelos em ambas as rodas, um refletor branco na frente e um refletor vermelho na parte de trás da bicicleta.

blaVerkehrssicheres_Fahrrad_300_dpi_DIN_A4
Imagem retirada do site da ADFC:
Fonte:tips2share

5 comentários:

  1. Super útil! Vinha procurando algo parecido há tempos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Direto na fonte: http://www.adfc.de/verkehr--recht/recht/regeln-fuer-radfahrer/fachwissen-fahrradalltag/verkehrsrecht-fuer-radfahrer

    ResponderExcluir

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter