Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

17 de dezembro de 2014

Estudando alemão com aplicativos


Os smartphones são sinônimos de inovação e praticidade. Então, que tal usar a tecnologia a favor do aprendizado? Veja aplicativos gratuitos que podem turbinar seus estudos no alemão.

Babbel


Foi um dos primeiros aplicativos que usei e também pode ser desfrutado online no babbel.com. Praticamente todo o vocabulário que adquiri foi graças a ele e sua dinâmica. Com um design apaixonante, o Babbel te induz a decorar palavras, treinar pronuncia e praticar escrita de uma forma deliciosa. E o melhor: você escolhe seu caminho. Precisa aprender nomes de países? Vocabulário de esportes? Palavras básicas? Vá para a área que você precisa: um módulo não depende do outro.

O Babbel também oferece aplicativos para outros idiomas.

A desvantagem é ser não ser totalmente gratuito. Use e abuse dos vocabulários sem precisar pagar um centavo. Porém, se você quer gramática e exercícios mais elaborados, vai ter que colocar a mão no bolso. Para quem escolhe a versão premium, o valor é em conta e constantemente tem promoções. Outro ponto negativo está no exercício de completar frases: muitas vezes o aplicativo oferece frases complexas, com orações subordinadas, declinações, substantivos compostos e tudo mais. Quem é iniciante vai acertar o exercício por causa da tradução disponível, mas não vai ter aquela sensação de "uau, entendi a frase todinha!'.

O treinador de pronuncia é uma ferramenta poderosa!

Baixe: Google Play - Apple Store | babbel.com

Busuu


Muito utilizado por poliglotas, o Busuu tem como principal vantagem o contato com nativos. Você reescreve ou fala e pede para um nativo corrigir sua atividade (ou até mesmo um professor).

O contato com nativos é um ponto a favor;

Mas aí vem os poréns: nem sempre sua atividade é corrigia em tempo hábil. De acordo com o seu desempenho no curso, você vai juntando uma moeda própria do site e vai precisar delas na hora de pedir correção. Eis que nem sempre elas são suficientes. Mas tem a opção de comprar dinheiro virtual usando dinheiro real (ou seja: pagar). Além disso, na época em que usei, não tinha como pular exercício de fala. Ou seja, se acontecer algo com seu microfone, já era.

Decorar as imagens acaba sendo obrigação. :(

Mas a principal característica negativa, para mim, foi exigir decorar imagem. Sim, você tem que saber qual a foto representa tal palavra. Quando usei o aplicativo, já tinha vocabulário. Porém, errava muitas questões simplesmente por não ter decorado a imagem: como que diferencia a foto de "ich bin ein Mann" e "ich bin keine Frau" nessas situações? O lado visual ajuda muito a aprender, mas o Busuu errou na dose de exigência.

Baixe: Google Play - Apple Store | www.busuu.com

Duolingo


É o melhor aplicativo para aprender o idioma, na minha opinião. Possui exercícios interessantes, não é cansativo e treina muito bem os três sentidos (leitura, audição, fala). Ao contrário do Babbel, as frases seguem uma ordem crescente de dificuldade: começa com as mais fáceis e vai dificultando ao longo do estudo. Outro ponto positivo é ser totalmente gratuito e não exige decorar imagens.

Com um visual lindo, possui atividades apaixonantes!

Mas, como nem tudo são flores, possui seus defeitos. Para começar, não está disponível para falantes de português, ao contrário dos outros citados. O curso é oferecido apenas em inglês e espanhol. (Atualização: O Duolingo disponibilizou o curso em português no site e no aplicativo) Outra falha é a ausência de explicações no aplicativo. Em hora nenhuma o aplicativo mostra as regras do idioma, como inicial maiúscula e declinações. Além disso, ele não te permite escolher a ordem de aprendizagem. O caminho já é predeterminado pelo Duolingo e você tem que segui-lo.

Pena que é tudo em inglês. :(
Aqui no Deutsch Lernen Brasil você tem acesso a exercícios em português baseados nas atividades do Duolingo. Clique aqui para acessar.

Baixe: Google Play - Apple Store - Windows Phone | duolingo.com

Treinador de números


Melhor ferramenta do mundo para passar o tempo no trânsito ou enquanto aguarda por atendimento. A brincadeira é a seguinte: o aplicativo te mostra o número por extenso e você tem que responder com o algarismo. Exemplo: ele mostra "fünf" e você tem que escrever "5". É o verdeiro simples e objetivo. Os desafios são separados por níveis: unidades, dezenas, centenas e por aí vai. Os números aparecem em ordem aleatória. Sabe aquela confusão por causa da troca de umidade e dezena no alemão? É problema resolvido com esse aplicativo.

Simples e objetivo. *-*
Baixe: Google Play

13 comentários:

  1. Outros aplicativos: Fun Easy Learn Deutsch (para aprender vocabulário); Deutsche Zeitungen (vários jornais alemães); Deutsche Radio (várias estações de rádio da Alemanha, e você pode escolher por região ou por assunto); Deutsch Hd tv (muitos canais de tv); Nachrichten (notícias de vários jornais alemães); DW (Notícias da Deutsche Welle); German Gender Quiz (para treinar der die das); Mosalingua; Polyglot; LEO (dicionário); tagesschau (notícias com vídeos); Pons Wortschatz; Verbos alemães; Wlingua alemao; German Grammar; Vokabeltrainer (goethe institut); Worterbuch (Deutsch)

    ResponderExcluir
  2. O duolingo está desenvolvendo o curso de alemão para falantes do português. Já está 96% concluído!

    ResponderExcluir
  3. O Duolingo ja disponibilizou o curso de alemão (atualizem o post, rsrs), ja estou estudando por ele. Vou baixar o Babbel e o app dos números. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. No duolingo, em cada seção tem "dicas e observações", que tratam de alguma regra específica envolvendo os exercícios a serem feitos.
    Por exemplo, na seção "Animais" tem um texto explicando quando os verbos fressen e essen são usados.

    ResponderExcluir
  5. No duolingo app de fato não tem gramática, mas na versão web (na página de cada lição) existem textos explicando muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas o post é sobre aplicativos para celular, por isso não detalhamos o site.

      Excluir
  6. No duolingo app de fato não tem gramática, mas na versão web (na página de cada lição) existem textos explicando muita coisa.

    ResponderExcluir
  7. Tem um ótimo tambem chamado Memrise, é gratuito \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal sempre comenta sobre ele em nossos grupos. Precisando fazer uma parte 2 dessa listinha hahaahaha. Obrigada por contribuir.

      Excluir

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter