Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

22 de novembro de 2014

Coisas que não se deve fazer na Alemaha

1- Chamar todo mundo de você.

Na medida em que você for aprendendo o alemão, você aprenderá dois pronomes pessoais importantes: “Du” (você) e “Sie” (o senhor/a senhora). Você pode chamar de “Du”: crianças, seus amigos, seus parentes, seus colegas de escola (isso não vale para adultos!), gente com quem você tem uma maior aproximação. O restante você deve referir-se com “Sie”: seu chefe, seu professor, o homem da padaria, o carteiro, qualquer pessoa adulta na rua.

2- Oferecer propina a policia.

Se um dia você for parado pela polícia, no trânsito ou em outra situação, pode ter certeza que nenhum policial vai te cobrar propina para lhe deixar seguir. Você seguirá rapidamente se estiver tudo em ordem, mas também arcará com as consequências se estiver algo errado. E não faça o erro de oferecer dinheiro “por fora” ao policial! O resultado pode ser feio para você.

3- Achar que o inglês basta.

Você fala inglês e acha que isso basta para viver na Alemanha? Lamento, mas você está enganado. É certo que saber inglês será uma grande ajuda no início, mas para viver integrado na Alemanha o inglês não basta. Dá para ir se virando por um tempo, mas vai chegar o momento de você precisar do idioma alemão. E quanto mais cedo você começar a aprendê-lo melhor. O idioma do dia a dia é claramente o alemão: na televisão, nas compras, na rua e normalmente também no trabalho.

4- Ouvir musicas altas.

Se você gosta de ouvir música alta, fica então a dica: compre um bom fone de ouvido! na Alemanha música alta, mesmo durante o dia, não é tolerada por muito tempo. Isso talvez funcione em alguns bairros de cidade grande, onde vive um público mais jovem, no entanto mais cedo ou mais tarde alguém vai se sentir incomodado e você terá que baixar o volume, voluntariamente ou com ajuda da polícia. Em bairros onde vivem muitas famílias com crianças, pode ter certeza que sua música alta não vai durar muito.

E se você sentir-se incomodado com a música alta de algum vizinho, basta ligar para o número 110 e chamar a polícia. O resto ela resolve.

5- Subestimar a cerveja alemã.

Ah, você está acostumado com a cerveja aguada da Skol, Brahma ou Antarctica? Então tenha cuidado com a cerveja alemã. Sim, a do Brasil é aguada quando comparada com a cerveja da Alemanha, que é bem mais forte, especialmente a que é vendida na Oktoberfest. Se não quiser correr risco, ao tomar uma cerveja, escolha uma marca com teor alcoólico semelhante ao do Brasil (no Brasil, a cerveja normalmente tem entre 4 e 5 % de álcool, enquanto que a cerveja alemã, a depender da marca, pode chegar a 7% ou mais). Na Alemanha vale em dobro: beba com moderação!

6 - Mexer com mulheres na rua de forma desrespeitosa.

Se você é homem e está acostumado a fazer comentários bestas quando passa uma mulher que você acha atraente, fique sabendo que isso só espanta as mulheres na Alemanha. Você ainda faz isso de uma forma indecorosa, dizendo até mesmo palavrões ou pior ainda, achando que pode até tocar na mulher, portanto repense seu comportamento. Isso é de baixo nível, ofensivo, sexista e um sinal de profundo desrespeito pelo sexo feminino. E tem mais, podem ocorrer sérias consequências com você na Alemanha. Se tiver sorte, levará apenas uma bronca da mulher ou mesmo um tapa bem dado na cara, mas, se tiver azar, vai responder por crime de ofensa. Machismo e sexismo são coisas que não são bem vistas e aceitas.

Fonte: martinanasviagens.com.br
Foto: Bad Canstatter Volksfest (Stuttgart Oktoberfest) by LenDog64, on Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter