Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

27 de outubro de 2014

Aula 18 | Acusativo ou Dativo?


É normal falantes da língua portuguesa terem dúvidas quanto às declinações no alemão. Quando o assunto envolve os casos acusativo e dativo, então, a dúvida é maior ainda. Atendendo aos pedidos nos grupos do Blog no What's App, criei esse post para explicar o BÁSICO da diferença entre os dois.

O professor Celso Melo defende que o acusativo é o nosso objeto direto enquanto o dativo é nosso objeto indireto. Mas o que isso significa? Isso é uma regra geral? Vamos entender.

Pra começar, faço uma explicação de como funciona a regência no nosso próprio idioma, porque parto do princípio que, para falar uma língua estrangeira, é preciso saber falar e entender a sua nativa primeiro.

Existe uma classe gramatical chamada VERBO que se refere às palavras que indicam estado, ação ou fenômenos da natureza. E é essa palavrinha importantíssima chamada verbo que vamos usar como base nessa aula.

No nosso idioma, o verbo pode ser: de ligação, intransitivo ou transitivo. O que isso significa? Vamos entender:

GRUPO 1 -> De ligação: é aquele vero que liga o sujeito a uma característica, por exemplo, e não representa uma ação. Eu estou preocupada -> Estou mostra meu ESTADO.

GRUPO 2 -> Intransitivo: São queles verbos que possuem sentido completo e não pedem complemento. A chuva caiu. Todo mundo entendeu, certo?

GRUPO 3 -> Transitivo: É o verbo que pede um complemento para ter sentido completo. Nós entregamos. Entregamos o que? O enunciado está incompleto.

E nesse GRUPO 3 temos dois times: o dos que pedem complemento com preposição e os que pedem complemento sem preposição (além de poder jogar nos dois lados). Vejamos:

Time 3A -> Eu invisto em galinhas. Quem investe, investe EM algo, temos que colocar a preposição. Esse complemento é chamado de objeto indireto, porque entre o verbo e o complemento tem uma "barreira". Sendo assim, o objeto indireto do exemplo é "em galinhas".

Time 3B -> Eu recebi o livro. Quem recebe, recebe algo, não precisamos usar preposição. Esse complemento dado ao verbo nesse caso é chamado de objeto direto. Na frase citada, o objeto direto é "o livro".

Time 3C -> Eu entrego o pão ao trabalhador. Quem entrega, entrega algo a alguém. Nesse caso, temos a junção dos dois casos anteriores. O objeto direto é "o pão" e o objeto indireto é "ao trabalhador".

Tá, mas o que isso tem a ver com o alemão?

Como citado, Celso Melo e vários outros autores usam essa explicação para ajudar os estudantes iniciantes a diferenciar os temidos acusativo e dativo. O problema é que essa regra não é geral, então, mais pra frente, o aluno vai descobrir N situações em que esses dois casos são usados e que não tem relação nenhuma com objetos diretos e indiretos. Mas, para ajudar no entendimento, vamos seguir os conceitos apresentados pelos autores nessa explicação.

Acusativo

Quando temos um verbo que é TRANSITIVO e que o complemento pedido é SEM preposição, estamos lidando com um verbo que rege o acusativo. Ou seja, o complemento que vamos colocar para o verbo deve vir com a declinação correspondente.


Um verbo muito básico e que rege o acusativo é amar: liebe. Eu amo minha mãe -> ich liebe meine Mutter. Eu (ich) é o sujeito e fica no nominativo. Mutter é uma palavra feminina e, no acusativo, o pronome possessivo fica "meine". É justamente esse MEINE que vai mostrar para o leitor que o "minha mãe" está sendo afetado pelo verbo, declinando no acusativo.

O mesmo vale para ich liebe dich (eu amo você). Dich é o pronome da segunda pessoa do singular declinado no acusativo. No nominativo é du, no acusativo é dich e no dativo é dir. Entendidido?

Dativo

Agora vamos falar do outro lobo mau da história. Celso Melo usa até um macete com o próprio nome do caso para ajudar a entender. Dativo lembra dar, e quem dá, dá algo a alguém, certo? Esse "a alguém" representa o objeto indireto e deve declinar de acordo com o dativo.

Colocando em prática: danken é um verbo que pede dativo. Ich danke dir, eu agradeço à você, ou eu te agradeço.

Acusativo e Dativo juntos

E quando um verbo pede os dois casos? Pode isso? Claro que pode! Vamos ver isso usando como exemplo o verbo enviar: schicken.

Ich schicke meinem Vater den Brief -> Eu envio a carta ao meu pai.

Vamos entender por partes
Ich é o sujeito da frase, está no nominativo, correto?
schicke é a conjugação do verbo na primeira pessoa do singular.
Meinem Vater -> Vater é uma palavra masculina exercendo o papel de objeto indireto (quem envia, envia algo A alguém). Por isso, "mein" declina no dativo.
Den Brief -> Carta é uma palavra masculina (der) e, como está exercendo o papel de objeto direto, declina no acusativo.

Fotos:
Reprodução/Lulus Dreamtown (http://lulus-dreamtown.blogspot.com.br/2013/05/weil-mama-die-beste-ist.html)

8 comentários:

  1. ótimo post. me esclareceu muito!!!! Obrigada ;D

    ResponderExcluir
  2. Melhor post explicativo sobre o assunto, danke!

    ResponderExcluir
  3. Melhor post explicativo sobre o assunto, danke!

    ResponderExcluir
  4. Melhor post explicativo sobre o assunto, danke!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Obg. Pelo post está maravilhosamente explucativo. Acho incrível que na Língua Alemã o substantivo mesa seja Masculino.

    ResponderExcluir

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter