Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

15 de setembro de 2014

Sistema educacional na Alemanha


Notas


As notas nas escolas alemãs podem variar de 1 a 6, onde a nota 1 é a nota alta e a nota 6 é a nota mais baixa. Vou explicar:

1 = sehr gut (muito bom) – entre 90% e 100%
2 = gut (bom) - entre 80% e 90 %
3 = befriedigend (satisfatório) - entre 65% e 80%
4 = ausreichend (suficiente) - entre 50% e 65%
5 = mangelhaft (deficiente) - menos de 50%
6 = ungenügend (insuficiente) - bem menos que 50%.

É um sistema inverso ao conhecido no Brasil, onde 6 é a média e nota maior que essa significa aprovação, na maioria dos casos. Na Alemanha, o estudante deve tirar menos que 4. Então se você tiver nota 5 ou 6, você está reprovado.

Nas universidades, eles costumam usar notas apenas de 1 a 5.

Na Alemanha, esse negócio de educação obrigatória é levado muito a sério. Se a criança estiver fora da escola, a polícia vai lá na casa dala buscar a criança e levar para a escola.

O ano escolar se inicia em setembro e termina em julho do ano seguinte.

O Inglês é obrigatório desde a 5ª Série.

Na 8ª série, uma terceira língua deve ser escolhida.

As etapas


A vida escolar começa no Kindergarten (Jardim de Infância), com 3 anos de idade.

A Grundschule, ou escola primária, começa aos 6/7 anos de idade e dura 4 anos.

Aos 10 anos de idade, o estudante tem que "escolher" para que tipo de escola vai. Não é uma escolha totalmente livre: a criança vai seguir a carreira acadêmica de acordo com as notas. Na escola secundária exitem três opções principais:


  • Gymnasium dura 8 anos e recebe os estudantes com as melhores notas, preparando-os para a Universidade. O aluno conclui essa etapa com 16 ou 17 anos. 
  • Hauptschule dura 5 ou 5 anos e costuma ser recomendado para aqueles que gostam de coisas práticas e possuem as notas mais baixas. O estudante conclui com 14 anos e vai para a Berufschule (escola técnica) aprender uma profissão.
  • Realschule (escola real, literalmente), dura cerca de 6 anos e é indicado aos que gostam tanto da parte prática quando da parte teórica e possuem notas médias.


A criança pode ainda ficar na Gesamtschule, que integra os três tipos numa só.

Na Universidade (totalmente pública), o aluno ou seus pais precisam pagar quase 500 Euros por semestre se tiver condição financeira de pagar. Se uma família tem três ou mais crianças, não é preciso pagar nada. Além disso, se os pais não podem pagar os estudos dos filhos, além de não precisarem pagar a faculdade, o governo dá uma bolsa de aproximadamente 600 Euros mensais para que o aluno possa se manter durante os estudos (moradia, roupas e alimentação). O que significa que, a partir dos 18 anos, ou quando aluno ingressar na faculdade, um jovem que frequentou o Gymnasium pode já se torna independente financeiramente dos pais.

Não tenho total certeza disso mas na Alemanha acontece um incentivo a cada nota alta o aluno ganha 20 euros. Muito legal isso.

Fonte: Blog Manha da Alemanha (saiba mais aqui) e DW.de (saiba mais aqui)

2 comentários:

  1. Bom dia!!
    O sistema educacional da Alemanha é realmente MUITO mais complexo do que você descreveu no blog. Existe a Hauptschule e ainda a Gesamtschule, que você nao citou.
    E a decisao por qual escola, nao passa em nenhum momento pela escolha dos pais ou sequer dos alunos, ela é feita exclusivamente através das notas do aluno: notas baixas = Hauptschule, notas médias = Realschule, notas altas = Gymnasium. E além disso, a outra única opcao que os pais tem é deixar a crianca na Gesamtschule.
    Espero ter ajudado!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline. Realmente, o sistema educacional é mais complexo e, por isso, não abordamos detalhes. Obrigada pela sua contribuição. Suas informações já foram acrescentadas ao post. Abraços.

      Excluir

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter