Enquanto isso, fique ligado nas nossas redes sociais:

7 de agosto de 2014

Aula 12 | Negações em alemão


Na aula 11 foi explicado sobre o artigo negativo, que é utilizado para negar um substantivo. Mas, afinal, como faço para negar algo em alemão?

Existem duas formas de fazer uma frase negativa. Vamos entender cada caso:

1 - KEIN


Como foi explicado na aula anterior, ele tem a função de artigo. Ou seja, sempre vai aparecer antes de substantivos e declina de acordo com o padrão dos artigos indefinidos. Não por acaso, ele é usado quando precisamos negar um substantivo que está indefinido.

Exemplo
Ich habe kein Haus. (Eu não tenho casa)


2 - NICHT


É ligado ao verbo, então nega uma ação. Não sofre declinações (Aêêê - Todos comemoram). Também é usado quando negamos um substantivo definido.

Exemplo:
Wir sind nicht jung. (Nós não somos jovens)

A parte complicada fica por conta das regras de uso. O "nicht" não pode ser colocado em qualquer lugar da frase. Ele deve:
  • Seguir o verbo conjugado e advérbio de tempo:
    Ich liebe dich nicht (Eu não te amo)
    Du arbeitest heute nicht (Você não trabalha hoje)
  • Vir antes de adjetivos, alguns outros advérbios e infinitivo:Sie ist nicht schön (Ela não é bonita)
    Ich höre nicht gut (Eu não ouço bem)
    Ich gehe nicht schreien (Eu não vou gritar)

KEIN ou NICHT? EIS A QUESTÃO:


No começo, os estudantes confundem muito com o "nicht" porque, em casos que normalmente usamos negar o verbo, no alemão negamos o substantivos. Então, para reforçar as situações em que cada um é usado:
Kein -> quando significar "nenhum/a", antes de substantivos indefinidos.
Nicht -> para negar verbos e substantivos definidos.

Vale lembrar que no alemão nega-se apenas uma vez. Em português, é normal a gente falar "eu não faço nunca" para intensificar a negação. No alemão, ou dizemos "eu não faço" (ich mache nicht) ou "eu faço nunca" (ich mache nie). Um "eu não faço nunca", para um alemão, seria como dizer "eu nunca deixo de fazer".

Lembra da matemática, onde dois sinais negativos viram um positivo na multiplicação? Dá para usar essa regra no alemão também. ;)



Ainda temos outras palavras que atribuem sentido negativo ao texto. São elas:

OHNE


O "ohne" é usado com o significado de "sem". A palava que estiver relacionada ao "ohne" fica no acusatio.

Exemplo:
Ohne dich ich nicht lebe. (Sem você eu não vivo)

NEIN


Equivale ao "não" do Português. Ele não sofre declinações.

Exemplo:
Nein, Danke. (Não, obrigado/a)
Nein, ich bin gut. (Não, eu estou bem)

Foto:
NEIN Ich will mein Auto nicht verkaufen, by Anneke_B on Flickr
Fonte:
alemanhaeinfach.wordpress.com/

4 comentários:

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Visualizações | Die Vorschauen

Menu :

Novidade | die Neuheit

Textos para iniciantes


Agora, o DLB também disponibiliza textos para iniciantes com tradução. Para ver o que já foi publicado clique aqui. Bons estudos!

Tema | Das Thema

Dica | Der Tipp

#DicaDLB


Veja as principais dicas compartilhadas pelos membros dos grupos no WhatsApp e salve (ou favorite) suas preferidas. Clique aqui para acessar a lista. Você também pode usar #DicaDLB para compartilhar a sua indicação de música, vídeo, link, livro, app ou outras que tenham relação com o alemão ou a Alemanha.

Dicionário | Das Wörterbuch


Novidade | die Neuheit

Aulas revisadas


Desde abril de 2015, todas as aulas publicadas no DLB estão sendo revisadas por duas professoras de alemão. Para conhecer e entrar em contato com nossas parceiras, clique aqui.

Rádio | der Radio

Aperte o Play!


Ouça músicas e notícias em alemão por meio das melhores emissoras de rádio do país.
Clique aqui e escolha sua frequência preferida!

WhatsApp


Estude alemão nos grupos Deutsch Lernen Brasil no WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!

Estudantes | Die Schüler

Twitter

FAQ


Como estudar alemão? Como ir para a Alemanha? Como é a vida por lá? Clique aqui para tirar suas dúvidas!

Newsletter